segunda-feira, 28 de junho de 2010

Diamantina 07/06/2010

Quando você percorre um dos caminhos da Estrada Real, inevitavelmente você percorrerá pelo menos mais um dos caminhos. No meu caso, o segundo caminho foi o Caminho dos Diamantes, que se inicia na cidade de Diamantina e termina em Ouro Preto. Eu digo que se inicia em Diamantina, levando em consideração o sentido que a riqueza dos diamantes tomava, eram garimpados na região de Diamantina e seguiam para Ouro Preto, a capital da província das Minas Gerais, para depois seguirem para a Europa. Deve-se considerar também que toda a marcação dos totens privilegia esse sentido, de Diamantina a Ouro Preto.

Decidi percorrer o Caminho dos Diamantes em uma viagem solo. Não queria aborrecer nenhum companheiro com a minha lentidão.

Uma viagem solo implica uma logística diferenciada, você deverá procurar ser o mais autônomo possível, procurando prever os cenários mais diversos e perigos que em uma viagem em grupo são minimizados.

Por outro lado, uma viagem solo tem algo de mágico, um chamado para aventura que lhe cutuca a mente, o risco e o desejo de sentir-se só em um mundo tão cheio.

Como costuma dizer o caminhante e escritor Flávio Leão, “sozinho, porém, não desacompanhado”, Deus está sempre com aquele que viaja só. Essa viagem começa na bela Diamantina.



Catedral de Santo Antônio da Sé, em meio a tantas igrejas antigas, a catedral que é da década de 30 do século XX se destaca imponente no centro da cidade.
Casarão típico de Diamantina onde hoje funciona um Banco.

O movimentado centro histórico da cidade.


Uma vista do passadiço da Glória.


Entardecer nas ruas do que um dia foi o arraial do Tijuco. No final dessa rua está a casa que pertenceu a Chica da Silva.

Vista parcial da cidade de Diamantina com a serra do cruzeiro ao fundo.
Ao cliclar nas fotos elas serão ampliadas.

3 comentários:

Juliano Moreira disse...

Excelente introdução, senti-me instigado a percorrer seus relatos e porque não ter a oportunidade de revivier essa belíssima aventura ! Concordo plenamente com o desejo de percorrer a "outra metade" da ER.. sinto isso agora !!! abraço !

Souza disse...

Parabéns meu camarada, sou um cicloturista e gostaria de fazer maiores contatos para dicas, pois farei uma viagem solo em Março/2011
nesta maravilhos ER!!

visite meu blog forasteiro da bike

Flávio Morais disse...

Blog excelente! Viagem relatada com profissionalismo. Também sou ciclista amador. Da natureza e das belezas que a vida nos deu. Tô no pedal em março também na Estrada Real. Tenho algumas fotos desse caminho no meu blog. Dê uma olhada! Abraço! Saúde e sorte a todos!!!