domingo, 27 de junho de 2010

De catas Altas a Ouro Preto 15/06/2010

Catas Altas é uma bela cidade no sopé da majestosa serra do caraça, o povoado começou a ser formado por volta de 1712. Além de uma cidade muito bonita é agradabilíssima, com uma gente das mais solícitas que se pode encontrar, é um ótimo lugar para passar umas férias.

A igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição começou a ser erguida em 1730 e é um exemplar perfeito do barroco mineiro com seus retábulos ricamente ornamentados ao estilo rococó formando um dos mais importantes exemplares da arte do século XVIII, orgulho de muitos moradores da cidade.

No último dia de viagem, 15/06/2010, resolvi sair às 7:00 horas, um pouco mais cedo do que vinha saindo, afinal era o dia da estréia do Brasil na copa do mundo. A neblina era intensa e durou até por volta das 9:20. A neblina que atrapalhou no início tornou a viagem mais bela e espetacular. Logo na saída de Catas Altas, rumo a Morro de Água Quente, o caminhante atravessa o rio Maquiné três vezes, na verdade atualmente ele é simplesmente um regato que mal molha as rodas da bicicleta.

Depois de Morro de Água Quente segue-se pela rodovia MG 129 por mais ou menos 3,5 km, por uma subidinha longa, para se ir bem devagar tomando cuidado com o trânsito, pois o acostamento é precário, mas também apreciando a natureza por que nessa subida a serra de Catas Altas surge bem na frente do caminhante proporcionando um espetáculo do caminho.

Ao sair do asfalto pela esquerda da rodovia, trafega-se por uma estrada de poucos aclives, com solo de rochas duras e avermelhadas, as tapiocanga, tapanhoacanga ou simplesmente canga de acordo com a região. Alguns quilômetros depois a estrada fica melhor e apresenta algumas descidas agradáveis, circundada por árvores e margeando um rio.


Igreja Matriz de Catas Altas, interior decorado com ricos retábulos.


Igreja do Rosário em Catas Altas



Catas Altas, seu cruzeiro e sua montanha.



2 comentários:

Unknown disse...

Bom dia, estou interessado em fazer o mesmo percurso de bike, e gostaria de saber a distância percorrida, e o grau de dificuldade! No mais, obrigado por compartilhar as informações!

RONY CAMARGOS disse...

Vinicius, percorri ao todo 441 Km. O percurso varia de 395 a 450. isso porque decidi visitar alguns atrativos com o velocímetro conectado.
o grau de dificuldade varia de 2 a 4 pela escala do Instituto Estrada Real.
É bom estar em boas condições físicas para aproveitar ao máximo a viagem, não deixe de fazê-la,depois do cansaço vem um prazer indescritível.
Qualquer dúvida, entre em contato.
Bom Caminho...