segunda-feira, 28 de junho de 2010

Do Serro a Conceição do Mato Dentro 09/06/2010

Serro é uma bela cidade setecentista com casario colonial preservado e de grande valor arquitetônico. Conta atualmente com cerca de 22 mil habitantes. Uma das imagens mais conhecidas da cidade do Serro é a capela de Santa Rita de 1745, com sua escadaria que liga a capela à Praça João Pinheiro.

Mas a cidade guarda ainda belíssimas construções como a chácara do Barão do Serro, a Casa do Barão de Diamantina, o Museu Coeli, a igreja Nossa Senhora do Carmo e mais uma lista enorme de atrações, sem citar a grande quantidade de cachoeiras que existe na região.

Na cidade do Serro, encontrei o aventureiro e escritor francês Jaques Sirat que já deu a volta ao mundo de bicicleta e já percorreu diversos caminhos a pé mundo a fora. Atualmente ele está caminhando em uma viagem solo de Diamantina a Paraty, viagem que possivelmente resultará em mais um livro.

Depois de Serro vem uma sucessão de belos povoados, como Alvorada de Minas, Itapanhoacanga onde fui almoçar depois de subir uma serra acentuada de 1,5 km e descer por uma distância semelhante. Itapanhoacanga fica em um vale, possui restaurantes e pousada.

Optei por sair da Estrada Real e deixei de passar pelos povoados de Tapera e Córregos (que prometi conhecer depois) e segui pela MG 010 até a cidade de Conceição do Mato Dentro. Apesar de não ser feia ou ruim de rodar, tenho certeza que a beleza natural da outra estrada é maior.

Vista parcial da cidade do Serro a partir da Igreja de Santa Rita.




O escritor e aventureiro Jaques Sirat e eu. Ele está perfazendo a Estrada Real de Diamantina a Paraty em uma caminhada solo.

Um close da Igreja de Santa Rita, construção estimada em 1745, rico interior com decoração do secúlo XIX.

A igreja de Santa Rita com sua escadaria longa, tão característica da cidade quanto o queijo do Serro.

3 comentários:

SÔNIA MARIA MAYER SILVA disse...

FICO FELIZ EM VER UM PEDACINHO DE CONCEIÇÃO DO SERRO,POIS TENHO MUITA VONTADE DE CONHECER A TERRA DE MEUS BISAVÓS JOÃO JORGE MAYER E FIRMIANA FRANCELLINA DE JESUS.ANDEI PESQUISANDO E DESCOBRI QUE MEU BISAVÔ TEVE PARTICIPAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UMA DAS IGREJAS HISTÓRICAS DA CIDADE!

RONY CAMARGOS disse...

Não deixe de conhecer esse lugar Sônia, depois da viagem em 2010, já voltei pelo caminho duas vezes de carro com a minha esposa.

Mas nada se compara a uma cicloviagem, de dupla, de turma ou sozinha, faça uma cicloviagem, você não se arrependerá.

Kelson Douglas disse...

Olá.

Estou planejando uma cicloviagem começando por Capivari até Bom Jesus do Amparo. Vou levar alguns dias, para ter tempo de filmar, fotografar e tudo mais, mas estou com uma dúvida: Quanto tempo se leva ao certo de Capivari até Alvorada de Minas?

Pelo site da Estrada Real me parece que são uns 18 km, então eu poderia fazer de uma vez só o trajeto de Capivari > Conceição do Mato dentro em um dia. Mas pelo maps estou vendo que na verdade são 45 km.

Saberia me dizer a distância certa?

Fico no aguardo. Abraços.

P.S: Muito boa a sua descrição da viagem.