segunda-feira, 28 de junho de 2010

De Diamantina ao Serro 08/06/2010.

A Pedalada começou no dia 08 de junho de 2010, já se aproximava das 08:00 horas quando encontrei o primeiro marco da ER. Depois de atravessar um bairro carente na periferia da cidade, a beleza natural se mostrou deslumbrante. Rochas calcárias brotando em meio às serras verdejantes cortadas por uma estrada colorida. Parece uma criação de Burle Marx com Lewis Carroll.

Depois de passar pelas povoações do Vau, São Gonçalo do Rio das Pedras, Milho Verde e Três Barras cheguei à cidade do Serro de 21 mil habitantes e milhares de belos lugares. Foram 69,7 km rodados nesse dia.

Nesse trecho passa-se por uma ponte sobre o rio Jequitinhonha que corre fino por entre piscinas de pedras.

Antes de São Gonçalo do Rio das Pedras logo depois da ponte, pelejei com uma serra de mais de 3 km, um aclive íngreme que me fez caminhante quando queria ser “pedalante”. (não tirei fotos, estava muito cansado pra isso).

Nota, São Gonçalo é um daqueles lugares em que dá vontade de ficar uns dias, tem a bela igreja Matriz e a pequena igreja do Rosário e algumas casas com muros de pedras feitos por escravos.




Um antiga casa solitária, lembra que é muito bom ser solitário às vezes.



Qual cicloturista não ficaria boquiaberto num caminho desse?

...ando só
pois só eu sei
pra onde ir
por onde andei
ando só
nem sei por que
não me pergunte
o que eu não sei

pergunte ao pó

desça o porão
siga aquele carro
ou as pegadas que eu deixei
pergunte ao pó
por onde andei
há um mapa dos meus passos
nos pedaços que eu deixei...

Engenheiros do Hawaii!!!!



Uma estrada recoberta de quartzo. Logo no início lembramos que estamos no Caminho dos Diamantes.



A diversidade de cores do terreno chama a atenção do viajante.



Fala sério, parece que o Burle Marx andou por aqui.


Depois de um dos trechos mais difíceis do Caminho dos Diamantes, não dá para não parar em um lugar desse.


Igreja do distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras

Ponte sobre o rio Jequitinhonha na divisa entre os municípios de Diamantina e Serro.

Nenhum comentário: