segunda-feira, 1 de junho de 2015

De Ouro Preto a Congonhas - MG: 88,81 Km

No dia 02 de maio de 2015, meu amigo José Alves o “zequinha” e eu começamos a pedalar pelo caminho do ouro, o caminho velho. Depois de 07 (sete) anos saio de novo rumo à Parati – RJ, saindo de Ouro Preto. Desta vez, estávamos determinados a fazer a Estrada Real seguindo as planilhas do Instituto Estrada Real, muita trilha, muita terra, lama, poeira e cerca de 75,5 km de asfalto de um total de 710 km.

Ao chegarmos na rodoviária de Ouro preto no dia primeiro de maio, resolvemos montar as bikes ali mesmo e economizar no taxi ou na caminhada. Saímos à procura de um pouso de preço justo. Dormimos no hostel Buena Vista e no dia seguinte 02/05 saímos por volta das 06h de Ouro preto rumo à Glaura.

Preparando as Bikes na rodoviária de Ouro Preto

Ouro Preto

De Ouro Preto a Congonhas - MG: 88,81 Km

Logo no início, a subida nos lembra que estamos na Estrada Real. Primeiro asfalto e logo em seguida uma desafiante subida na terra. Por recomendação das planilhas evitamos a primeira trilha que tem cerca de 18 km em terreno difícil e tomado pelo mato e para quem vai de alforje, que como os nossos pesavam cerca de 20 kg, torna-se algo  impraticável.

Chegamos em São Bartolomeu e fomos visitar o amigo Harald, que possui ali um agradável restaurante especializado em massas. Como eu sempre deixo um livro pelo caminho, o presenteei com o livro do Marcos Caetano Ribas “A História do Caminho do Ouro em Paraty” . Harald por sua vez nos presenteou com uma goiabada cascão que faz a fama de São Bartolomeu como a terra dos doces, depois de comer aquele doce entendi o  porquê da fama.
Trilha próxima a Glaura

Com o nosso amigo Harald

Casa de taipa à beira da estrada

Chegando em Glaura, pegamos uma trilha de cerca de 3 km, que a planilha coloca como de fácil acesso, porém... Na verdade, não é muito fácil para quem leva alforjes, mas o visual e a emoção do single track subindo, vale a pena.
Igreja em Glaura

Igreja de Santo Antônio do Leite

Passamos ainda por Santo Antônio do Leite, Lobo Leite e chegamos à Congonhas. Como a noite nos encontrou pedalando, dormimos em uma pousada em um posto de Gasolina,  boas camas e bom banheiro (50,00) com café (que não tomamos pois sempre "zarpávamos" antes)

Em Congonhas, visita ao santuário de Bom Jesus de Matozinhos, obras de Aleijadinho, Patrimônio Cultural da Humanidade e rodas na estrada.
acima e abaixo, no Santuário de Bom Jesus de Matozinhos em Congonhas - MG

Em Congonhas

O profeta Joel, uma das doze esculturas em pedra sabão feitas por Aleijadinho

A Santa Ceia esculpida por Aleijadinho
A goiabada de São Bartolomeu que ganhamos do Harald

CARLOS SILVA disse...

Bela Estrada Real, em 2016 eu e um grupo de amigos pretendemos fazer esse caminho. parabéns pelo blog.