segunda-feira, 1 de junho de 2015

De Casa Grande a Tiradentes e São João Del Rei – 69,22 Km

De Casa Grande a Tiradentes – 69,22 Km

Chegamos em Lagoa Dourada fomos direto comer um rocambole que é a marca registrada da cidade.

A bike do meu parceiro arrumou (ou desarrumou) um novo problema, agora era o freio, pastilhas e  ar nos conduites do freio hidráulico. Lembram que os cicloturistas preferem os freios V-breaks, é por isso.

O zequinha guerreiro por natureza, seguiu até a igreja de Nossa Senhora das Graças no marco 904. De lá fui buscar socorro, segui cerca de 2 Km e encontrei o Márcio, que gentilmente o levou até Prados para ver se encontrava um mecânico. Segui sozinho, passei por Prados, Bichinho e encontrei o José Alves em Tiradentes. Só conseguiríamos consertar a bike em São João del Rei.
Igreja NS das Graças

Prados - MG

Igreja em Prados

Igreja de Nossa Senhora da Penha de França em Bichinho edificada entre 1732 e 1771

Artesanato em Bichinho

Vista da Serra de São José ao fundo

Em Tiradentes

Praça de Tiradentes

Marcão com seu anjo da guarda

Prados - MG

O terreno até Tiradentes é de muita subida em piso de calçamento de pedras. Bom para massagear órgãos internos. Em compensação há a vista da serra de São José, um espetáculo que exige momentos de contemplação.

Bichinho é um espetáculo por si só, quem gosta de artesanato fica doido e quer voltar um dia de carro só para encher o porta-malas.

Tiradentes dispensa comentários, casario do século XVIII, gastronomia, a matriz de Santo Antônio, maria-fumaça.

Dormimos em Tiradentes para aproveitar um pouco do turismo local, e no dia seguinte como a bicicleta ainda estava sem freios, decidimos ir acompanhando a estrada de trem, desta forma, saindo da Estrada Real por cerca de 12 Km. A margem da Estrada de Ferro também guarda suas emoções. Tem que ter cuidado quando a Maria Fumaça estiver andando (sextas, sábados, domingos e feriados) pois há algumas pontes para atravessar e em uma delas se você ver a maria-fumaça, não vai dar tempo de atravessar. O ideal é seguir a Estrada Real.

De Tiradentes a São João Del Rei – 11,19 Km

Chegamos a São João Del Rei, bem cedo, nos hospedamos na pousada da Estação, um casarão do século XVIII com 18 apartamentos aconchegantes. De lá fomos até a oficina de bicicletas que eu  conhecia de outra ocasião. As magrelas foram consertada e regulada e voltamos para a pousada, choveu toda a tarde, uma chuva que alternava chuviscos e chuva forte, descansamos bastante e só no início da noite deu para fazer um turismo.

Casario em São João Del Rei

Basílica Nossa Senhora do Pilar

Basílica Nossa Senhora do Pilar - noturna

Igreja de N. S. do Carmo

Memorial Tancredo Neves

Igreja Matriz de São Francisco

SILVIO LOURENÇO disse...

Olá meu amigo. Já fiz este caminho, porém saindo de BH. Como me deu aquela saudade gostosa destes lugares maravilhosos e de tantas trilhas no meio do mato. Também já estive hospedado na sua pousada em Ipoema, e que sempre recomendo aos amigos. Que venham novos desafios!!! Um forte abraço. Silvio Lourenço