segunda-feira, 1 de junho de 2015

De Carrancas  a Cruzilha – 67,63 Km


No dia 07 acordamos bem cedo levantamos acampamento e fomos tomar café na cidade de Carrancas. Em seguida buscamos o primeiro marco. Por um descuido, pegamos o caminho errado e andamos 17 Km fora da Estrada Real. Tínhamos que seguir em direção ao complexo da Zilda, que é um local com várias cachoeiras. Seguimos rumo à Estação Carrancas, a estrada é bonita, avista-se várias cachoeiras e passamos por um córrego caudaloso, bom para banho. No entanto, não é a Estrada Real.  Encontramos o marcão 1045 e retornamos à ER rumo à fazenda Traituba.

Trata-se de uma lendária fazenda cujo imponente casarão domina o cenário. Nesta fazenda houve uma das mais importantes revoltas de escravos do Brasil. A fazenda foi um dos berços da raça de cavalos Mangalarga Marchador e possui em seu território um jequitibá rosa com idade estimada em 3.000 anos e cerca de 40 m de altura. Como a fazenda não está aberta à visitação, restou-nos fotografá-la e seguir caminho.

Sede da Fazenda Traituba



De Traituba seguimos a ER passando por belas e históricas fazendas, como a Brinco de Ouro, a Fazenda Narciso, Fazenda Tapera e Fazenda Favacho, esta última possui uma bela capela dedicada a São José construída em 1741.

Fazenda Favacho

Capela da fazenda

Boa subida de Carrancas para Cruzilha



Na estrada para Cruzilha encontramos tanta goiaba silvestre (Campomanesiamultiflora) que muitos chamam de guavira outros de gabiroba, araçá-congonha entre uma infinidade de nomes. Nos alimentamos com essa frutinha abençoada que chega a ter  20 vezes mais vitamina c do que a laranja.


Outras frutas que comemos e dividimos com os periquitos, foram os muricis que ocorrem muito no cerrado  e a Guaraxingui conhecida também como pixirica, aquela frutinha preta que dá em um arbusto parecido com a quaresmeira.

Goiabinhas silvestres na beira do caminho

A guaraxi, também chamada guaraxingui e pixirica


Já estava ficando tarde e tínhamos que rodar pelo menos 38 km até Cruzílha, chegamos à cidade próximo das 17:00 e resolvemos ficar por alí, encontramos uma pousada perto da igreja de São Sebastião por 40,00 boa  cama, banheiro, TV (que durante toda a viagem não liguei nenhuma).

Rodamos neste dia 72 Km, pelas planilhas seriam 67,63, a diferença foi devido ao deslocamento entre o alto da serra de carrancas até a cidade e alguma volta extra por Carrancas.

Nenhum comentário: