domingo, 22 de maio de 2016

ESTRADA REAL 2016 – O CAMINHO NOVO.
Fotos: Junio Cezar, Rhaoul Cesar e   Rony Camargos
Texto: Rony Camargos.

O Caminho Novo  em sua variante chamada caminho do Inhomirim ou do Proença foi aberto em 1721 pelo fazendeiro Bernardo Soares Proença  e subia a serra da Estrela para se encontrar mais adiante com o caminho aberto por Garcia Rodrigues Paes – filho do bandeirante Fernão Dias.
No dia 08 de maio iniciamos nossa jornada pelo Caminho Novo, Ana Rates, Rhaoul, Junio Cezar, José Alves, o Zequinha e eu. Chegamos no dia anterior em Ouro Preto. Montamos nossas bikes na rodoviária e partimos para um tour pela linda cidade histórica, hoje Ouro Preto, outrora a Vila Rica capital das Minas Geraes.

Na Rodoviária de BH esperando o ônibus para Ouro Preto

Bicicletas prontas, na rodoviária de Ouro Preto.

Depois de comemorarmos nossa chegada, partimos pedalando para o Parque Estadual do Itacolomi, onde armaríamos acampamento. Não tínhamos carro de apoio e carregávamos alforjes com aproximados 20 kg de bagagem. O percurso para o parque, por si só, já é um passeio. Subimos por cerca de 05 Km até a portaria do Parque. Pagamos 25,00 por barraca e fomos acampar. A área de camping conta com banheiros com água quente, área com pias de cozinha, área de fogueira e muita sombra.
Museu da Inconfidência ao fundo

Em frente a Igreja de São Francisco de Assis.

Comemoramos (leia-se: tomamos uma...) nossa estada no parque na beira da fogueira  com um excelente macarrão preparado pela Ana. O friozinho convidava-nos às barracas mais cedo.

Área de Camping do Parque do Itacolomi.

Na área de fogueira do Parque do Itacolomi.

De manhã antes de começar o Caminho.

da esquerda para a direita: Rony, Junio, Zequinha, Rhaoul, Ana, Marcão e Marquinho.

08/05 de ouro preto a Itatiaia
Km rodados 40,98

Aquela trilha vamos subir.

Indo para Lavras Novas.

momento contemplação.

Momento. a rapadura é doce mas não é mole.

por: Júnio Cezar

Por Júnio Cezar

Por: Júnio Cezar

Casa típica do povoado de Chapada.

Campos rupestres.

No dia 08 saímos em direção às trilhas do primeiro dia. Bem marcada pelos bons e velhos Marcos do Instituto Estrada Real, que nós, com intimidade já chamávamos de marcão. No início é um passeio, passamos pela Casa Bandeirista, a antiga sede da fazenda São José do Manso que data de 1706 e 1708  e seguimos pelas trilhas sombreadas até chegarmos à trilha à beira da Lagoa do custódio, aí foi uma trilha hard core subindo uma serra de areia branca  muito pesada. Há a opção de sair dessa trilha, pegando-se uma estrada à esquerda, mas decidimos enfrentá-la e apesar do esforço físico valeu a pena. A vista é deslumbrante.

Casa Bandeirista, talvez o primeiro prédio público de Mina Gerais.

Em algum lugar na serra de Ouro Branco

por: Rhaoul
Um abrigo no alto da serra.

Em frente onde foi a Fazenda Carreiras
Gameleira onde ficou pendurada uma das pernas de Tiradentes.

começando mais um dia.

Tropa perfilada

Por Rhaoul

Mais adiante erramos a trilha e pegamos a trilha para quem faz o percurso do CRER – Circuito Religioso da Estrada Real. Encaramos literalmente uma pedreira, e chegamos à Lavras Novas exaustos. Paramos para almoçar e recuperar as energias, e, por volta da 13:00 seguimos rumo ao povoado de Chapada. De novo pegamos belíssimas trilhas de areia branca com algumas escaladas em rochas onde tínhamos que carregar as bicicletas com alforjes e tudo, coisa para trabalho de equipe.
Chapada é uma daquelas localidades pitorescas de Minas Gerais, a Igrejinha de Santana erguida em 1883 ou 1885 domina a praça com casas antigas e um gramado bem cuidado. Há dois campings nesse povoado e a cerca de 400 m dali a cachoeira do castelinho, que não visitamos. Compramos água e partimos rumo a Itatiaia.

Rodamos um pouco no asfalto para quebrar a rotina, como era domingo a estrada tinha pouco movimento, logo à frente saímos do asfalto e pegamos uma estrada lindíssima rumo à Itatiaia onde chegamos já escuro, o sol se punha por volta das 17:40. Nesse dia encontramos a Dona Fátima, que aluga uma casa para visitantes. Cada um de nós pagou R$ 30,00 com direito a café da manhã (pão francês e café torrado e moído pela Dona Fátima) Tel. Para contato 31.3742-4919. Quem quiser ou tiver que dormir em Itatiaia é bom anotar, porque lá não têm muitas pousadas. Ah! A casa tem Wi-fi e Dona Fátima é muito gentil e prestativa.

Dia 09/05 de Itatiaia a Queluzito
Km rodados 63,6

Comemorando mais uma etapa.

Antigas fazendas.

No dia seguinte (09/05) partimos rumo à Queluzito. Pra começar e não variar, uma subida de secar canelas.  Logo chegamos ao alto da serra de Ouro Branco, onde planejamos acampar, mas tivemos que ficar em Itatiaia. A serra é linda e tem que ser curtida, fizemos um lanche em um abrigo existente ali. Seguindo para Ouro Branco passamos por alguns monumentos históricos como uma biquinha e uma ponte de cantaria. Ao chegarmos na magnífica igreja de Santo Antônio soubemos que está fechada para restauração. Uma pena. A Ana tinha o propósito de fazer uma oração em todas as igrejas que parássemos, nem todas estavam abertas, mas ela fazia a oração de fora.  Aproveitamos para dar um grau nas bikes que sentiram o percurso. O Rahoul comprou um jogo de pastilhas muito mais barato do que encontramos em nossa cidade e ficou feliz. O Junior foi ao banco.
O Plano era chegar a Carandaí, Visitamos a fazenda Carreiras conhecida hoje como Casa de Tiradentes. Uma bela construção que aproveitamos o pessoal da manutenção trabalhando e fizemos uma visita. Cerca de 12 Km de Ouro Branco, paramos na antiga gameleira onde foi pendurada uma das pernas de Tiradentes, existe um monumento e uma casa abandonada. Passamos em Conselheiro Lafaiete, visitamos a praça Barão de Queluz e seguimos para Queluzito, uma pequena e bucólica cidade. Conseguimos um hotel com preços bem camaradas e camas boas e bom chuveiro. Hotel São Sebastião do “Seu Tião” .

Dia 10/05 de  Queluzito a Ressaquinha
63,12 Km rodados

No dia seguinte saímos às 06:15 seguindo para Carandaí. Pegamos subidas desafiantes em estradões com valas, algumas pedras soltas. O que ocasionou duas quedas sem maiores consequências. A Ana “comprou”  os dois terrenos. Neste trecho passamos por uma fazenda que não tinha ninguém e as informações da planilha ficaram meio confusas, ficamos felizes por não termos passado ali de noite.
Passamos rapidamente por Carandaí onde não conseguimos carimbar nosso passaporte e seguimos para Ressaca, um pequeno povoado com uma belíssima igreja, na verdade chamada de capela Nossa Senhora da Glória, com uma surpreendente pintura de mestre Athayde. Pra variar, a igreja estava em restauração e não pudemos entrar, ficamos na porta igual cachorro assistindo almoço com frango.
O trecho até Ressaquinha é tranquilo com subidas grandes, mas pedaláveis. Chegamos a Ressaquinha por volta das 16:40, lanchamos e quando estávamos prontos para partir para Barbacena, descobrimos que o selim da Bike do Zequinha tinha quebrado, gastamos um tempo para arrumar e quando íamos partir, quem partiu foi o selim do Zequinha de novo. Tivemos que ficar em Ressaquinha. Depois de uma manobra rápida, o Júnio conseguiu contato com umas funcionárias de uma empresa e em seguida com uma Assistente Social a Kátia que nos indicou um primo que morava ali perto. Em Uma tacada conseguimos um ginásio de esportes e um campo de futebol e acabamos  pedindo asilo ao Jaburu, o primo da Kátia, que na verdade se chama Aloísio. O cara  foi super bacana. Cedeu-nos o seu quintal para armarmos as barracas e a Ana ainda descolou um banho no banheiro da casa, cortesia da Kátia a esposa do Jaburu. Nós, marmanjos, tomamos banho em um banheiro de posto de gasolina. Jantamos nesse posto e fomos dormir.

Saindo cedinho de Ressaquinha.

Capela em Ressaca: Igreja Nossa Senhora da Glória do século XVIII

Apreciando pintura do mestre Athayde de longe

Trecho depois de Ressaca

Por: Júnio Cezar

Dia 11/05 de Ressaquinha a Patrimônio dos Paivas
Km rodados 70,94 Km

Saímos as 6:00 da manhã. Tomamos  um café reforçado no boteco da BR 040, pão francês com  linguiça. Essa linguiça foi motivo de riso durante toda a viagem. É que dois de meus amigos tinham sido agentes penitenciários e trabalharam juntos. O bar cheio de caminhoneiros e um de meus amigos fala pro outro, lembra dessa linguiça? Era dessa que comíamos na cadeia. O outro, fingindo que não entendeu fez cara de paisagem. O outro insistiu. Cutucou o amigo e repetiu:  lembra Júnio, era dessa que a gente comia na cadeia? Nesse momento os caminhoneiros desconfiados  se afastavam daquele bando de malucos de bicicletas.

Toda vez que nos lembrávamos desta história, ríamos e acrescentávamos mais algumas coisas.
Esse trecho começa com uma subida bruta, mas muito sombreada. Passamos por Alfredo de Vasconcelos e seguimos para Barbacena. Passeamos por Barbacena enquanto o Junio fazia sua peregrinação pelas agências bancárias do Caminho Novo, assistimos a apresentação de uns cantores na praça, fizemos umas fotos na bela igreja matriz de Barbacena e seguimos rumo a Antônio Carlos onde almoçamos no Trem de Minas, comida boa e com preço justo, bem “pertim” da estação.  Barriga Cheia...Rodas na areia. Seguimos para Santos Dumont. Trecho maravilhoso. Antigas fazendas , inclusive é nesse trecho que está a antiga fazenda de Garcia Rodrigues Paes, filho do caçador de esmeraldas Fernão Dias.
Em Barbacena

Capela em uma grande Fazenda do caminho

Antiga sede de fazenda a caminho de Santos Dumont

Descida na antiga estrada da União Indústria

Apreciando chafariz de 1928.

A descida da serra guarda um belo trajeto, o calçamento da antiga estrada União Indústria e no meio da descida o passador traseiro  da bicicleta do Junio solta a mola interna.  Descemos devagar, paramos no antigo chafariz, construído em 1928 por Mariano Procópio. Em muitos pontos o Junio empurrava a bike em outros ele era empurrado pelo Zequinha. Passamos por belas fazendas até chegar em Patrimônio dos Paivas, um bucólico povoado com cerca de 300 moradores encravado em um belo vale coberto por resquícios da mata Atlântica.
Fazenda em Patrimônio dos Paivas
Eh!! Estradão...

O Junio Seguiu para Santos Dumont de ônibus para consertar o passador, ficamos hospedados na casa paroquial, onde dormimos em nossos sacos de dormir. Contamos com a solidariedade de moradores como o Vicentinho, o Paulo e a Regina, o Willian e sua família e outros que permaneceram anônimos mas não esquecidos por nós.

Igreja de Santo Antônio em Patrimônio dos Paivas

Na Venda do Willian

Nosso pouso naquela noite. viva esse povo hospitaleiro.

Dia 12/05 de Patrimônio dos  Paivas a Juiz de Fora
Km Rodados 68,70 + 6 Km errados.

No dia 11/05 saímos tarde, já  passavam das 7:00, mesmo assim chegamos cedo à fazenda Cabangu, onde nasceu Alberto Santos Dumont. Fizemos uma visita rápida. A fazenda fica sob a guarda das Forças Armadas, entramos, pegamos água e fizemos fotos. Na Saída esperamos 5 minutos até o trem passar com seus 130 vagões de minério. Seguimos os marcos e alternamos asfalto e estrada de terra até chegarmos na bela cidade de Santos Dumont, com seus vários monumentos ao inventor.  Lá encontramos o Junio com a bike já pronta pra terminar a viagem. Lanchamos e  seguimos passando em Ewbank da Câmara onde tomamos uma chuva inesperada e fizemos uma parada para consertar o pneu furado da Bike do Júnio. Daí fomos para Juiz de Fora, Foi a parte mais tensa, pegamos um bom trecho da BR 040 e passamos aproximadamente 03 Km do marco que levava à Barreira do Triunfo. Como já estava escuro resolvemos procurar um pouso por ali perto, seguimos até a pousada da Fátima do Grupo PEPAFI  e ali ficamos até o dia seguinte. Preço camarada em quarto mais ou menos R$ 30,00 por pessoa, jantar a 10,00.
A caminho de Santos Dumont

Por: Rhaoul

fotos acima, na Fazenda Cabamgu.
Bike recebendo um cuidado - Junio Cezar

Com o Santos Dumont

Sede de Antiga fazenda em Juiz de Fora

Perturbando os moradores de Juiz de Fora.

Dia 13/05 de Juiz de Fora a Monte Serrat
Km Rodados  73,65

Foto: Ana Rates
Capela do Rosário

saída dos túneis abaixo da capela do Rosário

Matias Barbosa

Naquela manhã de sexta-feira 13 não demos sorte ao azar, saímos cedo e  voltamos ao marco  1731 e seguimos em direção ao centro de Juiz de Fora. Na ocasião, a tocha olímpica passava pela cidade e várias pessoas nos perguntaram se estávamos ali por causa do evento. Fizemos um tour pelo trânsito pesado até o Parque Halfeld. O Rahoul adorou o pastel Gaúcho do Chinês, com “Milo, flango e Catupili”. O pastel é um verdadeiro almoço.  Depois de conversar com alguns moradores da cidade enquanto esperávamos o Junio consertar a Bike (de novo), seguimos  em direção à Rua N. Senhora de Lourdes, saída confusa de Juiz de Fora, mas em pouco tempo estávamos na rota. O trecho mescla asfalto e estrada de terra. Nesse trecho depois de uma longa subida esperamos nosso amigo Zequinha no alto do morro.  Quando ele nos alcançou, decidiu ser o cateto fora do bando, nos deixou para trás. O Junio resolveu seguir pedalando. Verificamos que meu pneu estava furado. Com a ajuda do Rahoul troquei a câmara e fomos seguir os dissidentes.  Encontramos o Junio em Matias Barbosa. Paramos para carimbar o passaporte, um dos poucos carimbos que conseguimos, compramos um doce de laranja fenomenal e fomos visitar a antiga Capela Nossa Senhora do Rosário do século XVIII, que possui ainda, túneis escavado na terra por debaixo da igreja  que eram usados durante os ataques de índios. Um dos túneis sai na rua debaixo próxima ao rio que corta a cidade.

O trecho que vai até Simão Pereira é em asfalto com subidas longas que exigem certo esforço. Depois de  15,6 Km chega-se na cidade de Simão Pereira, um lugar aprazível, com algumas opções de hospedagem.  Resolvemos seguir até a próxima cidade Monte Serrat distante cerca de 9 Km, pois nosso amigo Zequinha ainda estava desgarrado do bando. E como diz o ditado, “catitu fora do bando é comida de onça”.  Até Monte Serrat é uma festa, um descidão de dar gosto, fomos saudados com dois apitos  pelo trem que passava próximo ao velho prédio do Registro do Paraíbuna uma construção de 1709 que era usada para controlar o tráfego do ouro que deixava as minas. Depois das fotos, seguimos par a cidade. O único hotel da cidade estava lotado com os participantes de uma prova de Downhill que aconteceria no Sábado.
Ponte sobre o rio Paraíbuna entre MG e RJ

Na praça encontramos o Zequinha deitado no banco da praça. Depois das gozações de praxe, fomos pedir informações em uma mercearia próxima à praça, seguimos adiante para uma pousada distante 3 Km. Ficamos acampados na pousada Pedra de Paraibuna fomos atendidos pelo Seu Antônio um simpático cearense que mora em Paraíba do Sul há mais de 30 anos e trabalha em Monte Serrat.
O Rahoul voltou até a cidade e comprou os mantimentos para o jantar, vinho, cerveja e supérfluos como macarrão, sardinha e biscoitos.  Naquela noite dormimos cedo e na manhã seguinte fomos agraciados com uma garrafa de café feito pelo Sr. Antônio.
Antigo Registro do Paraibuna de 1709

Meu hotel 5 mil estrelas e uma lua

Dia 14/05 de Monte Serrat a Secretário
Km rodados: 53,34

Alforges montados,  fizemos nossa oração ditada por nossa guia espiritual Ana Rates e saímos cedo. Logo paramos em uma charmosa capelinha na beira da estrada. Todo trecho é feito em estrada de terra, são 20,87 Km até Paraíba do Sul, uma bela cidade com suas fontes de águas ferruginosas. Logo na entrada da cidade encontramos o Charles passeando de bicicleta com seu filho, ele gentilmente nos guiou por um tour pela cidade. Mostrou-nos a ponte construída pelo Barão de Mauá e nos levou até o parque Salutaris onde enchemos nossas mochilas de hidratação e caramanholas.  A cidade homenageia o pioneiro Garcia Rodrigues Paes que recebeu da coroa portuguesa terras para se estabelecer ali e abrir o caminho novo. Em torno da fazenda Parahyba nasceu o povoado que virou a cidade de Paraíba do Sul.

Saída de Monte Serrat

Chegada em Paraíba do Sul - RJ

Com nosso guias Charles e seu filho

Seguimos então em direção à Sebollas um povoado onde foi exposta uma parte do corpo de Tiradentes e hoje possui um museu onde outrora foi a casa da  amante do mártir.
As planilhas informam subidas pouco íngremes, mas o que vimos foi uma sucessão de subidas cansativas e exigentes até o povoado de Queima-Sangue. Apelidamos o trecho que queima-coxas. O apelido que demos sabíamos na pele o significado, mas o do povoado nos intrigou. Depois pesquisando, descobrimos que o nome é relacionado à época do ciclo do ouro. Nesse local os tropeiros depois da longa descida de Secretário para o povoado paravam com sua tropa para curar as mulas e ali faziam a cauterização das feridas com ferro quente. Desse tratamento veterinário de ponta... (de ferro quente) nasceu o nome Queima-sangue.

Pracinha dos tropeiros

Chegada em Sebollas

Aqui foi deixado um dos braços de Tiradentes

Fotos acima: Simão Pereira - RJ
12 Km depois de Queima Sangue subindo sempre, chega-se à Sebollas ou Inconfidentes, visitamos o museu almoçamos no restaurante ao lado da igreja N. Srª de Santana e continuamos para Secretário. Chegamos ainda cedo em Secretário, por volta das 15h. A cidade estava lotada de turistas, fomos informados de uma área de camping e seguimos para lá. Acesso junto ao Hotel Terracota, a propriedade com várias casas é  da família do Pedro Amado, fomos muito bem recebidos pelo Pedro e sua família o espaço conta com boa estrutura, lanchonete, banheiro um belo lago e boa área de camping. Camping Lagoar, anotem é uma ótima opção às pousadas caras do local. Pagamos 20,00 por pessoa e à noite fizemos um excelente churrasco. O Zequinha caprichou no assado.

Venda em Sebollas

Camping Lagoar em Secretário - RJ

acima trechos da estrada até Secretário

Dia 15/05 de Secretário a Petrópolis
Km rodados: 36,64 Km

Saímos por volta das 7:00 para fazermos os 36 km até Petrópolis, estrada fácil, asfalto até Itaipava, porém sem acostamento, como era domingo de manhã, quase não havia trânsito. Lanchamos em Itaipava e seguimos passando por Estação Nogueira, distrito de Correias, Estação da Cascatinha até chegar em Petrópolis.
Castelo em Itaipava

Em Petrópolis, nos hospedamos no mosteiro da virgem, fomos acolhidos pelas Irmãs Ilma e Faustina, ficamos em uma casa com camas confortáveis em um local reconfortante. Descobrimos que uma das irmãs é de Patos de Minas e que é prima de um velho amigo do Junio, foi uma grata coincidência que nos aproximou ainda mais daquelas Irmãs.
Chegada em Petrópolis
Palácio de Cristal em Petrópolis

Mosteiro da Virgem
Com as irmãs que nos acolheram como São Bento.

Catedral de São Pedro de Alcântara

Vista noturna da Catedral

Fizemos turismo em Petrópolis e nos preparamos para a última etapa da viagem. Descer a serra  da Estrela pela estrada velha.

Essa parte é delicada devido à logística do local, não há hospedagem no pé da serra, o antigo Porto Estrela é uma área abandonada e erma, há grande risco de assalto na região e já estamos na região metropolitana do Rio. Já havíamos decidido descer a serra e subir pedalando e empurrando, são cerca de 17 km de serra íngreme.

Com um taxista, conseguimos o telefone de um motorista de van, contatamos e depois de algumas negociações, fretamos a van do Rafael Madeira, que apesar de grande conhecedor de Petrópolis e Rio de Janeiro, nunca tinha ouvida nada sobre o Porto Estrela.
Saímos na manhã do dia 16 de maio a serra é um prazer em si.  Uma descida somente interrompida para as fotografias e para apreciar a paisagem. Mas requer cuidado, ela desce em zig-zag em um piso calçado com pedras que pode ser escorregadio, e ainda há tráfego de veículos, os ônibus ocupam totalmente as  curvas.
Igreja no povoado do Meio da Serra

Vista da Serra da Estrela

por: Rhaoul

Último marco do Caminho Novo.

Resquícios do antigo Porto da Estrela.

Ruína das três portas, por: Rhaoul

Rio Inhomirim, foto Rhaoul

Por: Rhaoul

Passamos pelo povoado do Meio da Serra e fomos alcançados por nossa van. O Rafael foi super camarada, nos seguiu por mais de 15 Km, nos acompanhou pelos lugares, digamos menos seguros, e nos esperou até o local em que dava para ir de carro. Na chegada das ruínas do antigo porto utilizado desde 1650, data da construção da igreja de Nossa Senhora da Estrela dos Mares. Não chegamos até as ruínas da igreja, mas vimos as ruínas da antiga cadeia e algumas pedras do antigo porto.
 Missão cumprida, colocamos as bikes na carreta da van  e voltamos subindo pela estrada velha.
Foi realmente uma jornada incrível, conhecemos lugares lindos que dificilmente iríamos de carro ou outro meio. O convívio com os amigos parceiros de pedal foi gratificante e descobrimos muito de uma história rica e pulsante que foi a corrida do ouro brasileira.

Para voltar a Unaí, pegamos o Avião no aeroporto Santos Dumont e chegamos em Brasília às 18:30 e tivemos que contar com a colaboração de nosso parceiro de pedaladas o Jadir que nos buscou de camionete. Uma coisa que  cicloturismo nos ensina é que sem  a solidariedade dos outros não andamos, com ela toda viagem é fácil.